sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Diocese de Brooklyn- Uma Diocese de Imigrantes.

A Diocese foi criada em 1853 para atender à grande quantidade de imigrantes germânicos e irlandeses que chegaram a Long Island. O primeiro bispo, John Loughlin, era imigrante irlandês. Durante o episcopado de Loughlins (1853-1891), a diocese expandiu em tamanho e serviço incluindo uma vasta rede de paróquias, escolas, hospitais e orfanatos, muitos deles administrados por padres e religiosos também imigrantes.


O Bispo Charles E. McDonnel (1892-1921) criou paróquias e escolas para novos grupos de imigrantes que entraram na diocese, muitos da Itália e do Leste Europeu, como também hispânicos e afro-americanos. Para organizar as atividades, ele fundou as bases do "Catholic Schools Office" em 1894, e em 1889 o "Catholic Charities". Em 1908 criou o jornal oficial diocesano, "The Tablet".


Durante o episcopado de D. Thomas E. Molloy (1922-1956), a população católica excedeu a um milhão e a vida católica floresceu com o surgimento de novas organizações. Em 1930 o bispo Molloy criou o Seminário da Imaculada Conceição. Em 1935, o Rev. Edward J. Higgins, da paróquia Imaculada Conceição de Astória criou o "Catholic War Veterans" (Veteranos de guerra Católicos). Sob a coordenação editorial de Patrick F. Scanlan (1917-1968), o "The Tablet" conseguiu circular nacionalmente. Em 1951 D. Moloy tornou-se bispo titular. Nos anos pós-guerra, muitos antigos imigrantes começaram a mudar de Brooklyn e de Queens. Como a população de Nassau e Suffolk cresceu, a diocese de Rockville Centre foi criada pelo Bispo Walter P. Kellenberg em 1957. (D. Molloy recebeu o título pessoal de "Arcebispo", que lhe foi conferido por Pio XII)


O Bispo Bryan J. McEntegart (1957-1968) pensando em efetuar melhorias para aBISPO BRYAN J. McENTEGART crescente população hispânica, encaminhou padres e religiosos para estudar a língua e cultura espanholas. Um campeão da educação, McEntegart criou a Escola Superior e o Cathedral College, em Douglaston. Em resposta aos apelos do Concílio Vaticano II, McEntergart criou o "Pastoral Institut" em 1967. Em 1966 ele se tornou bispo titular.


Como a população de imigrantes da diocese crescia e se diversificava, o Bispo Francis J. Mugavero (1968-1990) criou o "Catholic Migration Office", trabalho que se tornou rapidamente um modelo para outras dioceses e talvez para a Igreja Universal. Mugavero também criou o "Catholic Medical Center". Ele apoiou fortemente a "Campaign for Human Development". Em 1985, a diocese desempenhou um papel muito importante no "Nehemiah Project", um programa de fé, confiança e credibilidade, que criou alojamentos para famílias de baixa renda no Brooklyn, atraindo a atenção nacional. Mugavero foi um pioneiro nas relações judeu-católicas em plano local e nacional.


O atual bispo Thomas V. Daily (1990- ) tem uma formação missionária que lhe possibilita conhecer as necessidades da comunidade de fé do Brooklyn. Em 1990 criou a "Diocesan Convocation on Racial Harmony" (Convocacão Diocesana para a Harmonia Racial). Em 1996 o Sínodo Diocesano uniu os diocesanos para determinar novas abordagens para o futuro. Um programa chamado "Disciples in Mission" (Discípulos em Missão) ajudou a diocese na preparação para o Jubileu de 2000.

No governo de D. Daily, a Diocese continua a crescer e prosperar. Missas são celebradas em 26 línguas todos os domingos na diocese, com orgulhosa herança de orações e serviços. No início do novo milênio, Brooklyn encara o futuro com fé, esperança e alegria, as mesmas características que motivaram nossos fundadores há 150 anos.

Nenhum comentário: