quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Primeira Missa em Portugues na Comunidade de Flushing, NY

Foi realizada hoje, as 7:30 da noite, na Igreja Natividade de Maria (Church of Mary's Nativity) a primeira missa em portugues na area de Flushing, celebrada pelo Padre Jose' Carlos da Silva, paroco da Igreja Santa Rita, de Astoria, em Queens.

"Desde quando eu cheguei do Brasil, e assumi esta comunidade, tenho refletido sobre a possibilidade de termos uma outra comunidade brasileira, que possa atender aos nossos irmãos que vivem em outras áreas. Conversei muito com um grupo de brasileiros do Flushing, Bayside, College Point e Whitestone. Reunimos e enviamos os encaminhamentos para a Diocese que aprovou a nossa idéia com muito carinho."

A Igreja Natividade de Maria, fica na 46-02 Parsons Boulevard, Flushing, NY 11355, e e' dirigida pelo Pastor Reverendo James T. Rooney, o qual, carinhosamente abriu as portas para acolher a comunidade catolica de brasileiros que moram na area de Flushing, Bayside, College Point e Whitestone. Seremos a unica comunidade estrangeira nesta igreja.

A missa inaugural contou com a participacao de moradores da area, e teve a participacao de membros da comunidade de Astoria. Inicialmente, as missas nesta nova comunidade serao realizadas todas as quinta-feiras, as 7:30pm. Numa segunda etapa, segundo o Padre Jose' Carlos, existe a possibilidade de termos missas, tambem, nos finais de semana. Em sua homilia, o Padre Jose' Carlos da Silva conclamou os membros da nova comunidade a se organizarem e criarem grupos de trabalho que iram dar origem as futuras pastorais.

E' salutar observamos que, num momento em que, nao apenas a Diocese de Brooklyn, mas praticamente todas as dioceses vem passando por um processo de reformulacao em sua rede, com fechamento de igrejas e aglomeracao de comunidades em outras igrejas, a comunidade catolica brasileira da' um passo no sentido de expandir, alcancando outras areas desta cidade, beneficiando um numero maior de brasileiros com a prestacao de servicos em lingua portuguesa. Temos de reconhecer que o Padre Jose' Carlos da Silva tem uma enorme tarefa pela frente e que vai precisar da colaboracao de todos para consolidar este novo projeto.

-Proclamacao da Boa-Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo Lucas- "Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a forca do Espirito, e sua fama espalhou por toda a redondeza. Ele ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam, e veio a cidade de Nazare', onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na Sinagoga no sabado e levantou-se para fazer a leitura. Era o Livro do Profeta Isaias. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que esta' escrito: "O Espirito do Senhor esta' sobre mim, porque Ele me consagrou com a uncao para anunciar a Boa-Nova aos pobres. Enviou-me para proclamar a libertacao dos cativos, e aos cegos a recuperacao da vista, para libertar os oprimidos e para proclamar o ano da graca do Senhor." Depois, fechou o livro, entregou ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na Sinagoga tinham os olhos fixos nEle. Entao comecou a dizer: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabaste de ouvir. Todos davam testemunhos a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saiam da sua boca. Palavra da Salvacao."
-Que as palavras do Evangelho, perdoem todos os nossos pecados!

Texto completo da Homilia da Primeira Missa em Portugues, no Flushing.

"Meus queridos irmaos, minhas queridas irmas, creio que a alegria que experimentamos nesta noite, nao tem palavras para definir. Creio, que a esperanca que trazemos em nosso coracao, nesta noite de 10 de janeiro de 2008, chega, com certeza, dentro do coracao de Jesus.

Criar uma comunidade e', acima de tudo, o que ouvimos no comentario inicial. Nos colocarmos, primeiramente, numa atitude de oracao diante de Deus e apresentar a pergunta: "Senhor, o queres que eu faca?". Criar uma comunidade e' nos colocarmos tambem como homens e mulheres que compreedem que no mundo nos temos porque recebemos de Deus, uma missao muito sublime, que se chama Evangelizacao.

Dois aspectos importantes, que nao podem se perder nunca da igreja: primeiro e' a escuta da vontade de Deus, perguntando para Ele: Senhor, o que queres que eu faca?, e segundo, compreender que a missao da Igreja chama-se Evangelizacao. Esta comunidade que nasce hoje, de maneira alguma e' fruto da nossa vaidade. Essa comunidade que nasce hoje, de maneira alguma e' fruto de nosso orgulho. Essa comunidade que nasce hoje e' fruto de uma escuta muito atenta dos sinais de Jesus e dos sinais de Deus, presentes na nossa vida.

Como brasileiros aqui, na Diocese de Brooklyn, sabemos muito bem da existencia de milhares e milhares de outros brasileiros. E sabemos tambem que a maioria deles nao estao conosco. Nao fazem a experiencia que nos fazemos de Igreja, de comunidade, de povo de Deus. Porisso, atentos aos sinais de Deus, iniciamos hoje esta comunidade, nesta Igreja tao bonita. cujo pastor (Rev. James T. Rooney), abriu as portas para nos acolher, como sendo a primeira comunidade estrangeira aqui, porque eles tem todas as celebracoes em Ingles, que diferente de muitas outras paroquias, nao e' uma igreja que esta' morrendo. E' uma igreja que tem muita vida, que tem uma grande escola com muitos alunos, e que tem feito, ao longo de quase 100 anos, um trabalho muito bonito de chegar dentro do coracao das pessoas.

Eu creio, querida comunidade, que o que acontece hoje, nesta noite, e' o outro lado daquilo que a imprensa nao mostra em relacao aos imigrantes. E' o lado bonito da vida do imigrante. O que acontece hoje, nesta noite, e' o lado bonito do homem, da mulher, do jovem, do idoso, que um dia saiu da sua terra, no nosso caso o Brasil, para viver neste pais, nao apenas em busca de melhores condicoes de vida. O que acontece hoje, nesta noite, nesta Igreja Natividade de Maria, e' o lado bonito do coracao do imigrante que trouxe para este pais, tambem, aquilo que nos chamamos Experiencia de Deus, aquilo que nos chamamos Fe'.

Quando aceitamos o desafio de estarmos presentes aqui nesta regiao, nesta paroquia, como Comunidade Brasileira, prestando servicos em portugues, nossa lingua, sabiamos o grande desafio que isso significava. O desafio de fazer com que muitas pessoas, muitos brasileiros, conhecam a Igreja. Atraves de quem? atraves de cada um de nos. Porisso, eu creio que vale para nos hoje aquilo que o evangelista colocou na boca de Jesus, no Evangelho, "O Espirito do Senhor esta' sobre mim". Vale para nos, nesta noite de hoje, aquilo que o evangelista Lucas coloco na boca de Jesus: "O Espirito nos consagrou com a uncao, para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para proclarmar a libertacao dos cativos, aos cegos a recuperacao da vista, para libertar os oprimidos, e para proclamar o Ano da Graca do Senhor".

O que significa tudo isso? significa que cada um de nos que estamos aqui nesta noite, temos que nos sentirmos responsaveis por essa comunidade que nasce hoje. Temos que arregacar as nossas mangas, mesmo que a gente nao more aqui. Muitos moram em Astoria. Temos, tambem, que dar a nossa contribuicao para que essa comunidade se fortaleca cada vez mais. E aqui esta' o sentido de compreendermos que, na Igreja primitiva, as comunidades descritas pelo Livro dos Atos dos Apostolos, nasceram, cresceram e se fortaleceram desta maneira, uma ajudando a outra, um proclamando para o outro a maravilha que era pertencer a uma comunidade que, na epoca, era a comunidade dos discipulos e das discipulas de Jesus

Porisso, temos que abracar, nesta noite, a criacao desta nova comunidade brasileira, como sendo um bonito momento da graca de Deus, um bonito momento da graca de Jesus. Temos de abracar esta comunidade brasileira que nasce no coracao de cada um de nos, como sendo a nossa primeira filha. A primeira filha do Apostolado Brasileiro da Diocese do Brooklyn. E nos fizemos tudo aquilo que a Igreja pede que facamos: nos reunimos, rezamos, pedimos a Deus que nos iluminasse e que iluminasse os nossos bispos, para que hoje pudessemos colocar no altar, nao apenas o decreto assinado pelo nosso bispo, mas que colocassemos neste decreto um pouco da nossa vida e muito da nossa vontade de crescermos como brasileiros catolicos presentes aqui.

E a gente comeca dando o nosso primeiro passo: eu quero pedir ao Senhor que acolha essa comunidade, que fortleca os lideres que estao, os lideres que irao surgir, e que possamos, verdadeiramente, abrir o nosso coracao e perguntar para Ele, a cada dia: "Senhor, o queres que facamos por Ti?", para que os nossos irmaos que vivem nesta regiao possam experimentar aquilo que nos experimentamos, abracar a causa que nos abracamos, e falar de Jesus, e sobre Jesus, da maneira como nos falamos.

A nossa alegria hoje, nesta noite, tem de chegar no coracao de Deus..., tem de chegar. A nossa vontade de crescermos tem que tocar o lado humano de Jesus. E que a gente nunca se esqueca que, a comunidade mais bonita e' aquela que respeita o rosto diferente do irmao, o tom diferente do irmao. Eu que, seguindo os apelos da Igreja, ouvindo aquilo que Jesus quer de nos, estamos na direcao certa.

Eu terminaria dizendo: nos temos tudo para dar certo, tudo. Temos uma igreja que nos acolhe, enquanto milhoes e milhoes de catolicos no mundo nao tem, temos pessoas dispostas a nos ajudar, enquanto milhoes e milhoes de irmaos nossos no mundo nao tem, e temos aquilo qe existe de mais bonito no coracao, que se chama, vontade de acertar. Vontade de fazer aquilo que Deus pede de nos.

Eu queria, lancar tambem um grande desafio: voltem na proxima semana. Celebrem conosco! Venha nos ajudar a fazer com que esta comunidade possa vencer cada vez mais. Voltem! Celebrem conosco!

Se voce tem uma experiencia de comunidade, se voce comprende que pode ajudar estaa comunidade a crescer, a se desenvolver, se apresente a nos. Eu conheco todo o mundo que esta' aqui. Eu conheco, eu diria, os talentos que voces tem, a capacidade que voces tem de orar, de rezar, e de ajudar a organizar uma comunidade. Agora e' a hora de colocarmos tudo isso juntos, tudo isto. Para que? para que esta Comunidade da Igreja Natividade de Maria, possa ser, cada vez mais, uma comunidade parecida com o querer de Jesus. E colocar a vida a servico, e colocar os dons que temos a servico: visitando as familias, organizando um Grupo de Oracao, contactando os jovens, as criancas, os casais, ministerio de musica... Vamos precisar de tudo, tudo e de todos. Porisso a ajuda de cada um e' extremamente importante. Quando propomos a ajudar, Deus faz o resto, porque a obra e' dEle. Esta e' uma obra de Deus. Assim seja, Amem! "


Comentário por Luiz Filho em 31/01/08 - 13h45m
Davilmar,Agora começo a ver a extensão do trabalho que Vocês realizam ai.Parabéns.AbraçosLuiz Ramos

Nenhum comentário: