domingo, 24 de fevereiro de 2008

Prata da Casa- JOSE' CRUZ MENDONCA

Todos me conhecem como Mendonca, mas o meu nome e' Jose' Cruz Mendonca. Sou natural de Para' de Minas, em Minas Gerais, e cheguei a New York em 15 de junho de 1965, portanto, vivo neste pais ha 43 anos. No Brasil, eu era agrimensor, fazia medicoes e demarcacao de terras, e atuava como perito oficial indicado pelo Juiz de Direito.

Nesta epoca eu era catolico, mas nao era praticante. Ia a missa de vez em quando, e quando ia costumava sair da Igreja na hora em que o padre comecava a leitura do Evangelho. Fazia isso por falta de conhecimento da importancia que tem a leitura da Palavra de Deus. Quando eu via que o padre tinha acabo o sermao, eu retornava para dentro da Igreja.

Quando cheguei a este pais, eu nao procurei a Igreja de imediato. Fiquei, como muitas pessoas que aqui chegam, mais preocupado com ganhar e mandar dinheiro para o Brasil. Fiz isso durante uns cinco anos, so' pensando em trabalhar e fazer dinheiro. Eu trabalhava durante todos os dias da semana. Depois de um ano nesta vida, eu retornei ao Brasil, me casei e voltei para New York com a minha mulher.

Meu primeiro contato com a comunidade brasileira foi no restaurante, onde eu trabalhava como busy-boy. Junto comigo, eramos doze brasileiros, e trabalhavamos ali em frente a Igreja Saint Patrick, no numero 666 da 5a. Avenida. Este restaurante, que fica no 39 andar, existe ate' hoje. Eu me lembro, dessa epoca, do Ari, da 46, que trabalhava com importacao e exportacao e do Benito Romeiro. Nessa epoca. New York tinha apenas dois restaurantes brasileiros, que eram a Cabana Carioca e o The Brazilians.

Eu costumava frequentar a Igreja de Saint Patrick, por ser pertinho do meu trabalho, onde eu assistia as missas em ingles. A primeira missa em portugues que eu assisti foi na Igreja Most Precious Blood, com o padre Checon. Nao me lembro, exatamente, quem me indicou esta igreja, so' sei que foi atraves de algum amigo brasileiro dessa epoca. De 1988 para ca' eu tenho frequentado a igreja regularmente.

Acredito que, uns cinco anos depois, fui graduado como Ministro da Eucaristia, juntamente com a Aurita, a Sonia, num curso que foi orientado pelo Padre Luis que, inclusive, nos deu os livros que deveriamos ler para o exame que foi prestado junto a um bispo de Sao Paulo, cujo nome nao me lembro agora.

Como Ministro da Eucaristia, temos de ajudar o padre nas celebracoes das missas e, quando necessario, levamos a Eucaristia aos doentes que nao podem vir a igreja. Alem disso, tenho ajudado na Pastoral do Batismo, preparando os pais e os padrinhos para a cermonia, e tenho feito pregacoes nas casas quando sou convidado, e tenho acompanhado, sempre que posso, a Rosa Mistica todas as segunda-feiras. O trabalho de auxiliar o padre na celebracao das missas e' feito em conjunto com a Aurita e Sonia, sob a coordenacao do Padre Jose' Carlos. E' ele quem determina o que e quando devemos fazer. Na qualidade de Ministros da Eucaristia, nos temos de nos apresentar bem vestidos e temos de prestar obediencia ao nosso padre.

Como cristao, eu estou sempre procurando me atualizar atraves de cursos biblicos que tenho feito em diversas entidades catolicas. Ha' algum tempo atras, eu divulgava a Palavra de Deus numa emissora de radio, no Bronx. Fiz isso durante dois anos.

Para concluir, eu queria pedir a nossa comunidade para se fazer mais presente aos acontecimentos da Igreja, e que procurem ler a Biblia Sagrada para tomar conhecimento da Palavra de Deus.

Nenhum comentário: