sábado, 15 de dezembro de 2007

Breve Histórico da Comunidade Brasileira de Católicos da Diocese de Brooklyn

Meados da década de 80: Um pequeno grupo de brasileiros participava de uma missa em português, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Manhattan. Esta Igreja ficava localizada na 61 Street, entre Primeira e Segunda Avenidas. A Missa era celebrada por dois padres redentoristas americanos que tinham vivido no Brasil.

Em Setembro de 1993, um grupo de brasileiros foi à igreja "Most Precious Blood", localizada na 37 Street em Astoria. Solicitaram ao Pe. Frank, pároco na época, um espaço para a comunidade brasileira se reunir e ali fazer um grupo de oração.
Após se entender com os padres da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a respeito da existência da comunidade em Manhattan, o Padre Frank cedeu o "basemant" da casa paroquial para que a comunidade pudesse se reunir às Sextas-feiras para o grupo de oração.

Em 22 de Fevereiro de 1994, preparando a missa de Sétimo dia do filho de um casal brasileiro, que freqüentava a Missa em inglês na Igreja "Most Precious Blood", o Pe. Frank entrou em contato com a comunidade e pediu que se formasse um grupo de brasileiros para participar mais ativamente da celebração, já que parte dela seria celebrada em português pelo Padre Amarilho Checon.

No dia 22 de Fevereiro de 1994, faleceu no Brasil a Sra. Nair Seidel Correa (mãe do Anderson Seidel Correa, secretário da comunidade brasileira). O Pe. Frank ofereceu a Igreja para a Missa de Setimo dia dela, na qual compareceram mais de 300 pessoas. Esta Missa foi celebrada pelo Pe. Luis de Aguiar, que trabalhou na comunidade, juntamente com o Pe. Amarilho Checon.
Após estes acontecimentos , foi-se percebendo o aumento do número de brasileiros em Astoria. Em visto disto, o Pe. Jean - polonês que trabalhou no Brasil - começou a celebrar missas em português por aproximadamente 2 anos.

A comunidade foi se organizando, com a ajuda dos Pe. Luis e Pe. Checon. E hoje somos uma grande comunidade, organizada como apostolado para os estrangeiros na Diocese de Brooklyn.
Temos um padre vindo do Brasil a pedido da Diocese de Brooklyn, em convênio com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que é o Pe. José Carlos da Silva, proveniente da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ele foi enviado em missão por seu Cardeal-Arcebispo, Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Após muitos anos na igreja "Most Precious Blood", desde o dia 22 de Fevereiro de 2003 a comunidade brasileira tem seu ponto de referência na Igreja de Santa Rita, em Long Island City. Nesta comunidade temos o nosso escritório, nossos encontros de formação, catequese inicial, preparação para o batismo, e tudo o que é vida para a nossa comunidade. Somos parte desta Paróquia, que fraternalmente nos acolheu na pessoa de seu Pároco, Pe. John Harrington, que por alguns anos foi missionário na Republica Dominicana. Ele tem um carinho especial pelo povo da América Latina.

Estamos inseridos juridicamente na Diocese de Brooklyn, e procurado seguir as orientações pastorais desta Diocese que nos acolhe.

Nenhum comentário: