sábado, 15 de dezembro de 2007

Bispos Auxiliares.

Dom Joseph M. Sullivan
Um dos onze filhos do casal falecido Thomas e Margaret Sullivan, que viveram em Bay Ridge, o bispo Sullivan nasceu aos 30 de março de 1930. Freqüentou o "St Ephrem´s School" e o "St Michael´s Diocesan High School", ambos no Brooklyn, e o "Manhattan College".
Em 1950 iniciou seus estudos para o sacerdócio no "Immaculate Conception Seminary" em Huntingon, L. I, e ordenou-se presbítero no dia 2 de junho de 1956 na "St James Cathedral" em Brooklyn, pelo arcebispo Thomas E. Molloy.
Após um período de três anos como padre recém-ordenado na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Queens Village, foi designado para estudar Serviços Sociais e, em 1961, recebeu o grau de mestre da "Fordham University School of Social Work".
Neste mesmo ano foi nomeado assistente diretor do "Catholic Charities", na divisão de assistência infantil, sendo nomeado diretor quatro anos depois.
Quando o Bispo Francis J. Mugavero assumiu o governo da diocese em 1968 escolheu o então Padre Sullivan para sucedê-lo como diretor-executivo do "Catholic Charities" e o nomeou "Secretary to the Ordinary Charities" em 1979.
No ano seguinte, mais precisamente no dia 7 de outubro de 1980, Pe. Sullivan foi um dos três padres do Brooklyn sagrados bispos-auxiliares pelo Papa João Paulo II. Os outros foram Monsenhor Anthony J. Bevilacqua e Padre René A. Valero. Sullivan recebeu também o título de Bispo titular de Suliana.
Há anos o Bispo Sullivan, que é mestre em Administração Pública pela Universidade de New York, serve a inúmeras igrejas e entidades civis, empenhado em questões de saúde e serviços humanos em âmbito local, estadual e nacional. Aí se incluem: Presidência do "Catholical Medical Centre of Brooklyn and Queens" e membro das "Catholic Charities" dos USA. Também se incluem entre suas atividades extra-diocesanas sua atuação como Presidente da "Social Development and World Peace Department of United States Catholic Conference".
No final da década de 90 presidiu a comissão que redigiu uma carta pastoral sobre a caridade: "In All Things Charity: A Pastoral Challenge for the New Millenium" – aprovada pelos bispos norte-americanos em novembro de 1999. Ele disse que, em sua mensagem, teve a intenção "de recuperar o sentido da caridade... que se tornou um termo pejorativo na sociedade moderna".
Antes de entrar para o "Manhattan College" em 1948, com 18 anos, o Bispo Sullivan passou o verão jogando baseball no "Americus Phillies of the Georgia – Florida League". Apesar de sua afeição pelo jogo, afirmou a um repórter que foi uma experiência "maçante e aborrecida", o que o levou a optar pela educação superior e pensar em, talvez, abraçar o sacerdócio.

Dom Rene A. Valero
Nascido em West Harlem, bairro de Manhattan, em 15 de agosto de 1930, lá mesmo freqüentou a "St Josephs´s School". Depois estudou na "Sacred Heart Mission House", em Girard, Pa., antes de começar o estágio no "Cathedral College", em Brooklyn.
Completou sua preparação para o sacerdócio no "Immaculate Conception Seminary", em Huntigton, L.I, tendo se ordenado sacerdote em 2 de junho de 1956 pelo arcebispo Thomas E. Molloy na "St James Catedral", Brooklyn. Recebeu sua primeira nomeação para a Paróquia "St Michael – St Edward" em Fort Green por um ano. Em seguida para a Paróquia "St Aghata", Bay Ridge, por três anos.
Em 1960, começou seus estudos de Serviços Sociais na "Fordham University School of Social Service", recebendo seu título de mestre em 1962. Nos 12 anos seguintes ele serviu na "Catholic Charities" como primeiro diretor do Departamento do "Family Service Office".
De 1974 a 1980 foi coordenador do "Diocesan Spanish Apostolate", período no qual também atuou como Presidente do conselho do "Northeast Hispanic Pastoral Center". Em junho de 1979 foi nomeado pároco da "Blessed Sacrament Church", Jackson Heigts.
Em 1980 foi nomeado bispo-auxiliar pelo Papa João Paulo II, juntamente com o Monsenhor Anthony J. Beviclacqua e o Padre Joseph M. Sullivan. O anúncio saiu no dia 7 de outubro. O bispo Valero recebeu a paróquia de Turris como sua "sede titular". A ordenação episcopal ocorreu no dia 24 de novembro, sendo sagrante o bispo Francis J. Mugavero, assistido pelos bispos-auxiliares Charles R. Mulrooney e John J. Snyder of St. Augustine.
Bispo Valero permaneceu como "Pastor" da Paróquia "Blessed Sacrament" após sua sagração episcopal. Em 1983 foi nomeado pelo Bispo Mugavero para dirigir o "Catholic Migration and Refuge Office", cargo que ocupou até 1991.
Logo depois que Dom Thomas V. Daily tornou-se o sexto bispo de Brooklyn, em 1990, ele fundou o "The Diocesan Committee on Racial Harmony" e nomeou o bispo Valero como presidente do mesmo.
Sob sua liderança, o comitê vem trabalhando para a conscientização acerca dos efeitos perversos e danosos do racismo, promovendo uma assembléia anual com proeminentes oradores e levando o trabalho às paróquias e escolas paroquiais, onde são feitos debates e palestras.
Refletindo sobre a participação étnica e a miscigenação racial na Diocese, o bispo Valero disse: "somente uma atitude de acolhimento e uma compreensão das pessoas que chegarem às nossas comunidades poderão promover uma integração fácil e calma aos recém-chegados."
Além destas atividades diocesanas, ele também participa de diversos conselhos de bispos.

Dom Ignatius A. Catanello
Quando foi elevado ao episcopado em 1994, levou para o seu novo ministério uma vasta experiência como Vigário Episcopal do Vicariato Queens South, coordenador de seminários, educador e ecumenista.
Seu envolvimento em atividades inter-religiosas por uma década como Presidente da Comissão Ecumênica Diocesana o preparou para o cargo de consultor do Subcomitê de Diálogo para Assuntos Inter-religiosos da Conferência Norte-Americana de Bispos Católicos. Ele tem dado ênfase ao entendimento e diálogo entre católicos e islâmicos, entre líderes de ambos os credos que atuam na parte leste dos USA. Em suas atividades fora da diocese de Brooklyn ele também trabalha como moderador episcopal na "National Association of Holy Name Societies", que tem sede em Baltimore.
Nascido em Brooklyn no dia 23 de julho de 1938, um dos dois filhos de Mary e Nicholas Catanello (falecido), o bispo Catanello freqüentou a "Most Holy Trinity School", em Williamsburg, e a "Bushwic High School".
Depois de concluir o ensino médio ele ingressou no noviciado da Ordem dos Agostinianos Recoletos, em Kansas City, Kansas, antes de retornar ao Brooklyn para estudar no "Cathedral College".
Continuou sua formação no "St. Francis College", em Brooklyn, onde se bacharelou. Depois se matriculou no "Immaculate Conception Seminary", em Huntington, L.I, para se preparar para o sacerdócio. Foi ordenado sacerdote no dia 28 de maio de 1966 na Catedral de St. James, no Brooklyn, pelo bispo Bryan J. McEntegart. Em seguida trabalhou nas seguintes paróquias: St. Rita, em Long Island City; St. Helen´s, em Howard Beach; St. Ann´s, em Flushing; Our Lady of Angels, Bay Ridge.
Nomeado Vigário Episcopal do "Queens South Vicariate", em 1988 e Monsenhor em 1989, permaneceu nesse cargo até 1991, quando foi nomeado "Principal" da "Cathedral Prep" em Elmhurst.
Três anos depois, aos 28 de junho de 1994, o Papa João Paulo II elegeu o Monsenhor Catanello e o Pe. Gerald M. Barbarito (agora bispo de Ogdensburg) para bispos-auxiliares. Eles foram sagrados na "Our Lady of Perpetual Help Basílica" em Bay Ridge no dia 22 de agosto. Catanello recebeu a nomeação como bispo titular de Deulto.
Por seu pouco tempo de sacerdócio o bispo Catanello prosseguiu seus estudos. Obteve o título de Mestre em Teologia na St John´s University e se doutorou em Estudos da Religião na Neu York University.
Durante 27 anos ele lecionou teologia na St. John como professor adjunto. A universidade o honrou com a "Presidential´s Medal", em 1975 e concedeu-lhe um "doutorado honorário" em 1989. Ele também recebeu o "Distinguished Service Award" da La Guardia College, em Long Island City, como reconhecimento por seu trabalho nesta escola no passado.
Em meados dos anos setenta, ele foi Presidente do Conselho Presbiteral da diocese e membro do Conselho de presbíteros de New York.

Nenhum comentário: